Metodologias Ativas: Do Aluno Engajado ao Aluno Empoderado

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre a idéia de engajar os alunos no seu aprendizado. Um outro termo mais recente envolve a idéia de alunos empoderados. Qual é então a diferença entre aluno engajado e aluno empoderado, e qual a mudança de paradigma?

O video abaixo explica a idéia de aluno engajado como aquele que “quer aprender”, em oposição ao aluno tradicional que acredita que “tem que aprender”. Já o aluno empoderado é descrito como aquele que é criativo e auto-dirigido em seu aprendizado. A mudança de paradigma envolve uma aula que inspira possibilidades, ao invés de apenas oferecer opções. Explora-se os interesses dos alunos, ao invés de apenas tornar a aula interessante. Na aula “empoderada” os alunos fazem suas próprias perguntas, ao invés de apenas responder às perguntas do professor. É uma diferença entre o aluno capaz de avaliar sua própria aprendizagem ao invés  de um aluno que simplesmente “sofre” avaliações. Desta forma, o aluno empoderado que é criativo, auto-dirigido e capaz de avaliar sua própria aprendizagem, passa por um processo em que o erro é importante e leva, em última instância, ao sucesso.

Quais seriam então os passos necessários para transformar nossos alunos em aprendizes empoderados , ou seja, auto-direcionados e auto-eficazes? Felizmente hoje em dia já existe muita pesquisa sobre o assunto, trazendo mais clareza sobre quais devem ser os passos para atingir tal objetivo. Um destes passos, na verdade o primeiro, é oferecer aos alunos “clareza de objetivos de aprendizagem“. John Hattie, em seu meta estudo sobre os fatores que mais impactam a aprendizagem dos alunos, indicou o que foi chamado de “clareza do professor” (teacher clarity), como um destes fatores de impacto. Larry Ainsworth, outro pesquisador importante nesta área, aponta a clareza do professor como fundamental em seu trabalho sobre “intenções de aprendizagem e critérios de sucesso“.

Já a pesquisadora Jan Chappuis, em seu trabalho Seven Strategies of Assessment for Learning, oferece idéias práticas para empoderar os alunos a partir da construção de objetivos de aprendizagem claros, modelos de sucesso e feedback. Para Chappuis, alunos são empoderados quando conseguem responder as seguintes perguntas com relação à sua própria aprendizagem: Onde devo chegar? Onde estou agora? Como posso fechar a lacuna entre onde estou e onde devo chegar? (“Where am I going? Where am I now? How can I close the gap?“)

No Infográfico abaixo, você pode ver um resumo das estratégias descritas por Jan Chappuis para desenvolver aprendizes empoderados:

 

 

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.