O Currículo Amplificado Foca No Aluno

Por que uma escola documentaria o currículo e o disponibilizaria em uma plataforma compartilhada para que toda a equipe pudesse vê-lo? Porque isso abre as portas da sala de aula, tornando o ensino mais visível. Porque ao tornar o ensino visível, permite um diálogo sobre aprendizagem. Documentar o currículo não parece uma atividade muito glamorosa, mas é um importante processo cognitivo para os professores. Isso porque força uma “clareza”  dos objetivos de aprendizagem (efeito de Hattie – clareza do professor), o que beneficia em primeiro lugar os alunos, e depois os colegas professores, administradores, etc., conforme mostrado no círculo abaixo. Falamos muito sobre o “pensamento visível” para os alunos. Da mesma maneira, a documentação do currículo corresponde ao “pensamento visível” dos professores. Uma vez bem documentado, o currículo pode se tornar uma ferramenta fundamental para conduzir conversas focadas e produtivas.

Você pode ver no círculo curricular documentada abaixo que a aprendizagem do aluno está no centro, porque é a principal razão para documentação e compartilhamento. Uma documentação clara dos objetivos de aprendizagem se alinha com a pesquisa de Hattie sobre as principais influências no desempenho dos alunos.

Do glossário das influências de Hattie no desempenho dos alunos:

Auto-avaliação do aluno: Em um vídeo, Hattie explica que, se pudesse escrever novamente seu livro Visible Learning for Teachers,  renomearia essa estratégia como “ Expectativas do Aluno ”. Isso porque, na verdade, as expectativas do aluno implicam que o professor deva descobri-las  e incentivar esse aluno a excedê-las. Uma vez que o aluno tenha atingido um nível que está além de suas próprias expectativas, ele ou ela ganha confiança em sua habilidade de aprendizado.

Clareza do professor: Um dos principais pontos do livro de Hattie sobre o Aprendizado Visível é a importância de comunicar claramente os objetivos de aprendizagem e os critérios de sucesso. Objetivos de aprendizagem claros descrevem as habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que o aluno precisa aprender.

Feedback: O feedback sobre a atividade, processo e auto-regulação é muito mais eficaz do que por exemplo, elogios que não contêm informações de aprendizagem. Este feedback descritivo está intimamente relacionado à avaliação formativa … o feedback mais poderoso é aquele dado pelo aluno ao professor. Esse feedback permite que os professores vejam a aprendizagem através dos olhos de seus alunos. Isso torna o aprendizado visível e facilita o planejamento dos próximos passos. O feedback que os alunos recebem de seus professores também é vital. Ele permite que os alunos avancem em direção a intenções e objetivos de aprendizado desafiadores.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.