Coaching Cognitivo para Desenvolvimento de Professores

Hoje em dia coaching virou moda. Existe todo tipo de coach, e nem mesmo a educação escapou dessa onda. Algumas pessoas começaram até brincar com tal moda, mas o que será que está por trás de um bom coach? Existem com certeza diversas teorias e abordagens que apoiam o trabalho de um coach. Uma delas é o coaching cognitivo, que é embasado em pesquisas de ciência cognitiva.

O infográfico abaixo ilustra as principais funções de um coaching cognitivo. Ele serve primeiramente como um espelho – refletindo o pensamento do coachee (pessoa que recebe o coaching) de uma maneira estruturada, com o objetivo de apoiar o insight. Esse tipo de conversa pode promover reflexão, planejamento e resolução de problemas, bem como metacognição. Uma conversa de coaching pode levar apenas 15 minutos. A ideia é explorar os recursos pessoais do coachee relativos aos seus “estados mentais”: consciência, habilidade, eficácia, flexibilidade e interdependência.

Um coach treinado pode alternar entre coaching cognitivo e outras abordagens, como consultoria e colaboração. A consultoria envolve o compartilhamento de idéias e informações, enquanto a colaboração envolve parceria para testar hipóteses compartilhadas e aprender em conjunto. Se a sua instituição emprega um coach, é útil saber escolher entre cognitive coaching, consultoria ou colaboração, e até mesmo uma combinação destes. Em escolas internacionais, a função de Instructional Coach tem se expandido, com o intuito de promover desenvolvimento profissional focado na aplicação de conhecimento na prática diária de sala de aula.

O treinamento em coaching cognitivo do qual participei é ministrado pela organização Thinking Collaborative, que foca no uso desta técnica para aprimoramento do ensino-aprendizagem:

“A missão do Coaching Cognitivo é produzir pessoas autodirigidas com capacidade cognitiva para a excelência tanto de forma independente quanto como membros de uma comunidade. Pesquisas indicam que o ensino é uma atividade intelectual complexa e que os professores que pensam em níveis mais altos produzem alunos com maior alcance, mais cooperativos e melhores solucionadores de problemas. São as habilidades invisíveis do ensino, os processos de pensamento subjacentes às decisões instrucionais, que produzem instrução superior. Coaching Cognitivo é um modelo baseado em pesquisa que capitaliza e aprimora os processos cognitivos dos professores. ” – Seminários em Cognitivo Cognitivo

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.