Escola Inovadora em um Mundo Complexo: Liderança e Capacitação

A realidade do mundo de hoje traz complexidade e ambiguidade, como explica o artigo da revista Superinteressante “O Mundo está muito complexo“. A escola também está envolvida nesta complexidade, com novas expectativas para o ensino, novas pesquisas, novos métodos. A escola linear, produzindo sempre os mesmos alunos da mesma maneira, já não é viável. O dilema da liderança de uma escola portanto aparece quando  é necessário escolher onde focar, o que começar primeiro, como realizar a mudança e sustentar essa mudança contínua, já que tudo parece importante e urgente. Como explica o artigo da Superinteressante, para lidar com sistemas complexos é necessário dois tipos de abordagem: uma para escala e outra para complexidade. A liderança de uma escola tem o poder de proporcionar uma “direção”, “visão”, “foco”, “objetivos”, que a meu ver são fundamentais para criar escala. Ou seja, o foco dado pela liderança permite que a complexidade das idéias pedagógicas, da individualidade de cada professor, das expectativas vindas de várias frentes, sejam canalizadas e tornem-se produtivas. O Project Zero de Harvard aponta o impacto fundamental da liderança de uma escola no mundo complexo de hoje:

” the expanding universe of possibilities that schools and their leaders encounter when considering the central question of “what’s worth learning” in progressive 21st century schools. Moving beyond traditional content towards foregrounding thinking skills, global dispositions, and interdisciplinary topics that will matter most in tomorrow’s world requires a critical look at the leadership necessary to advance progress in this evolving context. Decades of research has shown that the quality of school leadership explains an astounding 27% of the variation in student performance, second only to classroom practices, which account for approximately 33% of the variation …. Leadership indeed matters” – Learning That Matters, Project Zero, Harvard

A escolha de um foco pela liderança da escola, proporciona aos professores um objetivo prático e motivação para sua capacitação. É fundamental que este foco seja comunicado com absoluta clareza, incluindo o porquê de tal escolha, qual o resultado esperado em termos de melhoria na aprendizagem dos alunos ( esse deve ser sempre o objetivo final), quais elementos não são negociáveis e qual o espaço de protagonismo dos professores na iniciativa.

A capacitação dos professores para atingir o objetivo escolhido torna-se então urgente e significativa para todos. Lembrando da complexidade envolvida na prática do professor e na necessidade de mudança, não é mais possível contar apenas com workshops pontuais para realizar tal capacitação. É fundamental proporcionar aos professores a possibilidade de aplicar metodologias na sua prática diária, discutindo e reavaliando a experiência, já que cada escola é diferente e cada classe é diferente. Este processo pode envolver coaches de ensino/aprendizagem que acompanham o professor em sala de aula, classes “laboratório” para aplicar e discutir metodologias e observação da prática entre professores. Tudo isso leva ao desenvolvmento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem entre os professores, que resulta na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Tendo desenvolvido essa comunidade de aprendizagem, fica mais fácil para a escola focar em novas iniciativas, porque os professores saberão como abraçar mudanças em sua prática. No livro “Learning Along the Way: Professional Development by and for Teachers“, Diane Sweeney explica em detalhes como deve ser desenvolvida uma capacitação de professores para criar uma comunidade de aprendizagem que pode evoluir constantemente.

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.