Abra a discussão com seus alunos: implicações da pandemia de coronavírus

Em uma situação fora do normal como nessa pandemia, ouve-se uma grade quantidade de debates de políticos, educadores, infectologistas, jornalistas. Mas eu ainda não havia ouvido a voz e a opinião de alunos. Pelo menos não para um público além do próprio professor ou da classe. Somos ótimos em dizer aos alunos o que fazer, mas talvez não tanto em ouvir o que eles tem a dizer, e aprender com isso. Fiquei maravilhada com a profundidade e abrangência das reflexões de um grupo de alunos que gravaram uma reunião no Zoom com seu professor, e compartilharam com a escola. Pedi licensa ao professor e seus alunos para compartilhar partes dessa conversa com vocês.

Você vai ver abaixo partes de uma discussão promovida pelo professor de História no Ensino Médio da Escola Graduada, Shane Hardwicke.  Esses alunos fazem parte de um “clube de rádio” e o video é falado em inglês porque essa é uma escola americana, mas coloquei legendas para permitir o acesso de todos.

Cada uma das partes do vídeo indicadas abaixo representa uma pergunta provocadora do professor. Estes alunos foram estimulados a pensar nestes temas em várias conversas anteriores demonstrando um desenvolvimento da percepção do que está acontecendo e seu papel nela. A parte em que o professor reconhece esse desenvolvimento das idéias não aparece na edição do vídeo, mas é importante de ser ressaltada porque sugere uma continuidade destas conversas para que os alunos consigam apreciar todos os fatores envolvidos e refletir.

  • Parte 1: Sobre Esse Tempo de Pandemia (de 0:00 a 1:16 min)
  • Parte 2: O Dilema Saúde x Economia (de 1:17 a 3:16 min)
  • Parte 3: Aprendizagem em Tempo de Coronavírus (de 3:17 a 5:22 min)
  • Parte 4: O Futuro Pós-Pandemia (de 5:24 ao final)

 

Para contextualizar, estes alunos estão se formando no Ensino Médio agora em Junho, já que seguem o calendário das escolas americanas. Por conta da pandemia, foi cancelado um grande exame internacional da organização IB (International Baccaleureate) então eles estão terminando o ano letivo com projetos de interesse pessoal.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.