Amplificando o ensino-aprendizagem: uma ponte entre o Brasil e o mundo

“Amplificar” significa “acrescentar, expandir, fortalecer, desenvolver” (sinonimos.com.br).  Em se tratando de ensino-aprendizagem, o significado de amplificar ultrapassa em muitos sentidos a escola pela qual passamos e mesmo a escola que normalmente se oferece aos alunos no mundo de hoje.

Para amplificar é preciso antes de mais nada “compartilhar”, saindo de si mesmo, tornando visíveis idéias e experiências que do contrário ficariam ëscondidos”. Ao compartilharé preciso conectar-se com alguém e esperar não apenas dar mas também receber. Neste sentido o “vizinho” mais próximo pode surpreender: o professor da sala ao lado, escolas na sua cidade ou no seu país. Muitas vezes não temos idéia do que se passa ao nosso redor, e o quanto podemos ensinar e também aprender. Finalmente, para amplificar devemos romper barreiras e fronteiras, construindo pontes para todo tipo de lugar distante: países, idéias, grupos, etc. Construir pontes significa conectar todo tipo de pessoa e experiências. A aprendizagem de todos fica então enormemente amplificada.

portugues

compartilhe

Este blog é minha tentativa de compartilhar cada vez mais. Por isso estou pela primeira vez escrevendo em Português, para ampliar o alcance das experiências que tenho vivenciado como Teaching & Learning Coach da Graded School, escola americana em São Paulo que implementou “1 laptop por aluno” a alguns anos atráz.  Este será o primeiro de uma série de blog posts em duas linguas, para conectar o networ do qual faço parte no exterior com um network que desejo desenvolver aqui no Brasil.

 

abra portas

Uma maneira de abrir portas para mim e olhar o que acontece aqui no Brasil, foi participar do Seminário Transformar 2015, realizado em São Paulo com o apoio da Fundação Lemann e do Porvir. Foi uma grande e positiva surpresa aprender sobre diversas iniciativas de STEAM no Brasil, as quais compartilhei no Twitter (@SilvanaScarso):

Capture

 

 

Em minha busca por abrir portas aqui no Brasil, encontrei também o site InnoveEdu, criado pelo Porvir, como banco de dados de experiências inovadoras em nosso país. Dentro deste banco de dados, a Rede Ginásio Experimental Carioca  trabalha com protagonismo juvenil, que tem sido uma área importante de atuação também na Graded School assim como em escolas internacionais.

construa pontes

Finalmente, para amplicar a educação é preciso ir mais longe e construir pontes que atravessam culturas, países e universos. Sómente assim teremos uma melhor percepção e compreensão de nós mesmos e dos outros, em um mundo onde grandes questões estão cada vez mais interligadas. Um ponte da qual tenho muito orgulho de ter construido é com minha querida colega Silvia Tolisano, conhecida como langwitches, que atualmente reside na Flórida.  No seu blog post Announcing #amplifiEDU chat, Silvia explica o que significa amplificar a educação e convida para o twitter chat que irá ocorrer nesta quarta-feira, às 21 horas, horário de Brasília. Seremos quatro moderadoras: Silvia Tolisano (USA),  Andrea Hernandez (USA), Chic Foote (New Zealand) e Silvana Scarso (Brazil). Você está convidado para discutir o que significa amplificar educação para você.

Capture 9 pm horário de Brasília

 

 

 

 

 

Leave a Reply