Aprendendo a Perguntar em Aprendizagem Baseada em Projetos PBL

 

Aprendizagem por Projeto, também conhecido pelas iniciais em inglês PBL (Project Based Learning), parte da idéia de que os alunos podem aprender conteúdo e habilidades através do contexto de um projeto investigativo. Saber fazer perguntas relevantes é a base de um PBL e fundamental no mundo de hoje onde existe uma quantidade imensa de informações. Aprender a perguntar é por si só uma habilidade que requer tempo, prática e um professor que conheça estratégias para efetivamente “ensinar a perguntar”. Abaixo você verá passos que ajudam os alunos a gerar, organizar e refinar perguntas para a pesquisa, lembrando que um projeto PBL também precisa ser ancorado em objetivos de aprendizagem claros. O infográfico completo que aparece em cada sessão abaixo pode ser visto no Infográfico Perguntar em PBL

A PERGUNTA MOTIVADORA QUE DIRECIONA O PROJETO

Quando o PBL surgiu, era comum partir apenas do interesse dos alunos, sem um foco claro de aprendizagem, podendo ir para qualquer direção. Hoje em dia, existe um consenso maior em torno da idéia de que PBL precisa ser ancorado em uma pergunta motivadora a aos objetivos de aprendizagem derivados do curriculo. O Buck Institute for Education  é uma referência importante em PBL. O Project Design Rubric desenvolvido pelo Instituto é bastante útil para verificar o quanto o seu PBL está alinhado à estratégias eficazes.

O desenvolvimento de uma pergunta motivadora não é uma tarefa fácil e deve ser feita com cuidado para garantir que os alunos fiquem engajados e os objetivos de aprendizagem sejam atingidos. Os artigos How to Write Effective Driving Questions for Project Based LearningIn Search of a Driving Question, oferecem critérios para uma boa pergunta motivadora e algumas idéias de como envolver feedback dos alunos for exemplo.

O exemplo de PBL compartilhado neste post foi compartilhado pelo professor Emerson Zoppei, da aula de Geografia do 7 ano. A pergunta motivadora e correspondentes parâmetros curriculares são descritos abaixo:

Pergunta motivadora: Existe aumento do preconceito contra os indígenas no Brasil?

Base Nacional Curricular Comum BNCC:

  • Competências de Geografia: 6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos
    de qualquer natureza
  • Habilidades: (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

APRENDENDO A FORMULAR E PRIORIZAR PERGUNTAS

A habilidade de fazer perguntas é complexa e precisa ser ensinada. Os alunos precisam aprender a fazer perguntas que resultem em uma pesquisa focada e com bons resultados, alinhados aos objetivos do projeto. Muitas vezes, as perguntas dos alunos são muito abertas ou muito fechadas, desconectadas entre e si ou com muitas lacunas, faltando elementos importantes para a busca de informações e a elaboração de uma resposta coerente baseada em evidências.

O artigo The Right Questions propõe estratégias para trabalhar perguntas com os alunos, a partir da pergunta motivadora do professor. Estas perguntas dos alunos serão fundamentais para guiar a coleta e organização de informações na pesquisa. Estas estratégias podem ser resumidas como no infográfico abaixo: brainstorming, revisão e priorização. É importante inicialmente permitir aos alunos gerarem perguntas sem nenhum filtro ou crítica. Depois  fazer uma revisão das mesmas, gerando outras mais abertas ou fechadas, ampliando assim a cobertura das informações necessárias. Por fim ajudar os alunos a priorizar as perguntas, criando uma sequência lógica.

Na aula do professor Zoppei, os alunos fizeram brainstorming de perguntas de várias formas: individualmente, em grupos menores e maiores. Para auxiliar no estágio de revisão das perguntas foi utilizada uma estratégia de Design Thinking de Ewan McIntosh: Making connections with hexagonal thinking. Os alunos escreveram suas perguntas em grandes hexágonos, onde cada lado do hexágono foi emparelhado com uma pergunta relacionada. Assim outras perguntas foram escritas para compor todos os lados do hexágono e cobrir todas as informações necessárias. Para perguntas reescritas após feedback dos colegas e do professor, um novo hexágono foi colado em cima do anterior, permitindo visualizar a evolução daquela pergunta. Finalmente, no estágio de priorização, foi escolhida uma sequência de perguntas para guiar a pesquisa, através de numeração.

PERGUNTAS QUE ORGANIZAM ANOTAÇÕES DE PESQUISA

Tendo passado por este processo de geração de perguntas, o aluno agora está com uma lista que pode guiar a pesquisa. Para cada pergunta do aluno deve corresponder uma seleção de informações e suas fontes. Ao analisar as respostas à todas as suas perguntas, o aluno deve conseguir responder à questão motivadora, de uma forma pessoal e independente.

Uma estratégia para anotações de pesquisa ensinada pelo professor Zoppei , foi a utilização de uma tabela no Google Docs. Em uma coluna o aluno coloca suas perguntas em sequência, e na outra coluna as informações correspondentes e sua fonte Isso pode ser feito de uma maneira informal para depois resultar no texto analítico final. Essa visibilidade das anotações durante o processo de pesquisa permite feedback do professor e de colegas, auxiliando no pensamento crítico.

Tabela apenas ilustrativa. Este texto foi produzido por uma aluna cuja primeira lingua não é o Português.

O RESULTADO

O produto final de um PBL é  muitas vezes apresentado na forma de um video, maquete, folheto, propaganda, etc. É importante sempre lembrar que o produto final deve permitir a avaaiação dos objetivos iniciais de aprendizagem. Por isso muitas vezes é necessário um texto explicativo com as evidências de pesquisa, que dê embasamento ao produto que pode ser apenas um video curto.

No exemplo abaixo o produto do PBL é um video explicando o significado de uma “maquete” ou “metáfora em forma de escultura” que propõe uma resposta ‘` pergunta motivadora. O texto que acompanha apresenta os detalhes de pesquisa que não cabem no formato de video.

Exemplo apenas ilustrativo. Texto acompanhando video de uma maquete.

 

 

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.